Praticar Ciclismo Quando se tem Excesso de Peso

Fazer exercício para combater a obesidade é uma decisão, um esforço continuado no tempo e uma atitude, até que o esforço deixe de ser sacrifício e passe a ser um prazer e um vício. Pedalar para perder peso é uma ótima ideia, mas há alguns fatores a ter em consideração.

Comece devagar, mas de forma consistente

Quem se decide a perder peso sabe que os primeiros passos são os mais difíceis. Pegue na sua bicicleta, de estrada ou elíptica, e comece por fazer 10 minutos por dia, durante as primeiras duas semanas. Mais importante que fazer 30 minutos “à campeão” e no dia seguinte não fazer, é fazer 10 minutos todos os dias, sem falhar. Só com a prática continuada é que o corpo se habitua ao esforço.

Aumente Gradualmente

Quando se sentir confortável, passe para 15 minutos por dia. Não precisa de esperar até se sentir inteiramente confortável; o corpo agradece ser levado aos limites, mas isso vai depender da sua atitude e motivação.

Junte “sprint” e “endurance”

O treino aeróbico intervalado de alta inhqdefault (41)tensidade (HIIT, na sigla em inglês) é muito recomendado para perder calorias rapidamente. Faça 30 segundos em velocidade máxima e alterne com 60 segundos a uma velocidade que lhe permita descansar e recuperar o fôlego, sem que o corpo perca demasiado ritmo.

Regule a sua alimentação

Todo o esforço em cima do selim pode ser deitado a perder se a sua alimentação não acompanhar o ritmo. O corpo precisará de queimar calorias e de processar nutrientes de forma a transformar a gordura em músculo, para que as articulações ganhem elasticidade e resistência de modo gradual. Beba água em abundância.

Lembre-se de que o excesso de peso pode estar associado a outros fatores e pode igualmente estar na base de outro tipo de complicações (cardíacas, entre outras). Consulte o seu médico antes de iniciar um programa de treino e, sempre que possível, conte com a ajuda de um monitor de ginásio ou de um profissional que acompanhe o seu esforço.