Praticar Ciclismo Ajuda a Perder Peso em Portugal

A bicicleta é uma excelente aliada na luta contra o excesso de peso. O clima temperado e ameno de Portugal e a crescente abundância de pistas exclusivas para bicicletas favorecem a prática do ciclismo ao longo de todo o ano. Recorde alguns benefícios diretos do ciclismo:

  • Queima calorias, contribuindo imediatamente para a perda de peso. Deve ser acompanhado de uma alimentação equilibrada.
  • É um desporto de pouco impacto para as articulações, em comparação com a corrida, por exemplo. Uma boa alternativa para quem sofra de excesso de peso e de problemas de desgaste ou fragilidade nas articulações.
  • É uma modalidade muito simples! Basta sentar-se e começar a pedalar. Com a prática regular, aprenderá um pouco mais sobre como manter o ritmo em longas distâncias ou forçar no “sprint”.
  • É barato e não poluente.

Veja agora algumas formas de utilizar o ciclismo para perder peso de uma forma regular:

Vá de bicicleta para o trabalho

Além de perder peso, é também uma forma de se obrigar a pedalar e de poupar em combustível ou bilhetes de transporte.

Utilize as ecopistas

Apesar da grande dependência que Portugal ainda tem do automóvel, o número de ecovias e de ecopistas tem vindo a crescer de forma consistente. De Norte a Sul, os municípios têm apostado na reconversão de linhas férreas encerradas, como a Ecopista do Dão, mas também na criação de infraestruturas novas, como acontece em Viseu (Ciclovia do Parque da Aguieira), Coimbra (Pimages (22)arque Verde) ou Porto (ciclovias da Foz e do Parque da Cidade). Para Lisboa, o site CicloviasLx apresenta uma lista de percursos cicláveis por toda a Grande Lisboa, sendo ainda possível encontrar percursos pelo resto do país.

Aproveite as férias

Inclua a bicicleta no seu próximo plano de férias. Marque férias num local onde saiba que poderá alugar uma bicicleta para si e também para a sua família. Poderá levar este conceito ao limite e dispensar o automóvel, fazendo em vez disso uma grande viagem de bicicleta por Portugal, embora tal só seja recomendando a quem tiver já bons níveis de resistência física sobre o selim.