Praticar Ciclismo à Noite em Portugal

Praticar ciclismo à noite em Portugal já não é absolutamente raro ou inédito. Alguns ciclistas preferem as horas mortas do período noturno para pedalar à vontade e sem limites. Será o seu caso? Verifique algumas vantagens e desvantagens do ciclismo noturno:

Vantagens de andar de bicicleta à noite

  • Menos trânsito na estrada
  • Mais tempo disponível (menos afazeres familiares ou profissionais)
  • Evita o calor (em especial durante o verão) e a exposição aos raios solares ultravioletas
  • Permite aliviar o stresse do dia de trabalho e antecipar uma boa noite de sono.

Estas vantagens (com exceção da últi
bicycle-586380_960_720ma) aplicam-se igualmente a quem se levanta de madrugada para treinar. Se se deitar por volta das 22 horas (a hora a que a maior parte das crianças já deverá estar a dormir), deverá levantar-se por volta das 6 da manhã, antes do nascer do sol durante a maior parte do ano, de forma a cumprir o “máximo” de descanso noturno de 8 horas (tendo em conta os estudos que indicam que dormir em excesso pode ser tão prejudicial como dormir pouco).

Desvantagens de andar de bicicleta à noite

  • Menor visibilidade
  • Reflexos diminuídos do ciclista, devido a eventual cansaço
  • Exposição ao frio (nomeadamente no inverno)
  • Nem toda a gente aproveita as vantagens do esforço para dormir melhor; algumas pessoas, pelo contrário, por ação da libertação de endorfinas, ficam demasiado excitadas e não conseguem adormecer.

A escuridão não é uma inevitabilidade, pois com o uso de material retrorrefletor (quer na roupa, quer na própria bicicleta), o ciclista será bem visível. Na verdade, alguns automobilistas são da opinião de que a visibilidade é superior à noite, pois há sempre luzes, faróis ou coletes a sinalizar a presença de outros veículos ou de peões; pelo contrário, durante o dia, um ciclista pode parecer quase invisível no meio do trânsito.

Fazer ciclismo noturno em companhia poderá ser não só mais agradável, como também mais seguro. Duas bicicletas devidamente iluminadas serão, pela lógica, duas vezes mais visíveis para os automobilistas do que uma só. Além disso, poderá conversar ao longo do caminho e partilhar a sua experiência, em vez de avançar sozinho. Será uma boa forma de manter uma ligação com um amigo ou até de praticar desporto com a sua cara-metade, divertindo-se em conjunto – tal como fariam jogando numa Casino app, tentando a sorte e passando um bom momento a dois.

Em todo o caso, o uso de ciclovias, ecopistas e pistas reservadas a bicicletas – cada vez mais comuns em Portugal – será recomendável para quem quer andar de bicicleta durante a noite, pois elimina o risco de acidentes com automóveis.