O Melhor Vestuário para Ciclismo

Qual a melhor roupa para ciclismo? Claro que se pode utilizar uma “t-shirt” e uns calções para ir dar uma volta, mas a indumentária para ciclistas existe por várias razões, que não para criar boa impressão junto de terceiros. Vamos analisar algumas das vantagens da roupa desportiva para ciclistas e os motivos por que deve ser utilizada para quem se propõe fazer longas distâncias:

“Jerseys”

As “camisas”1024px-US_Navy_030804-N-9005E-001_Aircrew_Survival_Equipmentman_Airman_Jeff_Martin,_a_Naval_Station_bike_patrolman,_guides_a_5_years_old_through_an_obstacle_course de ciclismo são em lycra para se reduzir o arrasto aerodinâmico em altas velocidades, têm um colarinho elevado para proteger o pescoço do sol, fecho de correr para ventilação, corte de ombros e mangas adequado para maior conforto, bolsos traseiros (que são mais práticos), corte maior nas costas, também para proteção contra o sol, e linhas refletoras para melhor visibilidade noturna. Se está a pensar comprar “jerseys” para ciclismo, confirme todas estas características antes de fazer a compra.

Calções

De igual forma, os calções de ciclismo são desenhados e fabricados de forma a facilitar totalmente o movimento das pernas, reduzir a fricção e até facilitar a transpiração, impedindo a acumulação de humidade.

Calçado

O ciclismo de estrada recomenda fortemente o uso de calçado específico, que permite maior aderência ao pedal, mais estabilidade para o pé (sendo calçado rígido, uma vez que a curvatura natural do pé se ressente em longas distâncias com calçado flexível) e boa capacidade de transpiração. Já o BTT impõe o uso de calçado próprio para terrenos difíceis, caso o ciclista seja obrigado a transportar a sua bicicleta.

Capacete

O uso de capacete já pertence mais ao domínio da segurança do que propriamente da roupa, considerando-se fundamental.

De qualquer forma, para quem está na fase de começar a praticar ciclismo regularmente e está só a dar os primeiros passos, pode ser prematuro comprar equipamento desportivo para ciclismo, ainda que usado e mais barato em portais de compra e venda, como o OLX. Se está nesta fase, continue a praticar regularmente até sentir que a bicicleta é um vício indispensável e faça nessa altura o investimento mais compensador.