O Ciclismo Proporciona Grandes Fotografias em Portugal

O ciclismo e a fotografia são duas paixões que podem facilmente ser combinadas. O fotógrafo nunca sai de casa sem a sua máquina, enquanto o ciclista está sempre pronto a descobrir novas rotas e novos desafios. Várias empresas e projetos prestam serviços de cicloturismo, com visitas guiadas em bicicleta por todo o país, geralmente direcionados para o mercado internacional, como é o caso da PedalPortugal ou da BikeDirect. Em todo o caso, para os ciclistas que queiram conhecer melhor o país ou para os fotógrafos que queiram aliar a sua paixão ao exercício físico, aqui ficam algumas sugestões de roteiros de bicicleta para tirar belas fotografias em Portugal.

Douro

As paisagens montanhdownload (74)osas e os socalcos duramente construídos há séculos para a produção do vinho foram a primeira Região Demarcada de produção de vinho no mundo e são também considerados Património da Humanidade pela UNESCO. As es
tradas são em asfalto, mas os ciclistas mais inexperientes ou com menos ritmo devem ter em atenção que, nesta região e partindo das margens do rio Douro, é possível subir várias centenas de metros de altitude em poucos quilómetros.

Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros

Não sendo explorado como polo de atração turística, este parque natural permite observar o Polje de Minde (um lago que se forma com a acumulação da chuva, o que só acontece nos invernos mais chuvosos, e que desaparece na primavera), os trilhos e as surpreendentes paisagens montanhosas, como a Fórnea, e até o mar, nos dias de céu limpo.

Alentejo

Nesta região, é possível encontrar a albufeira de Alqueva; subir a serra de S. Mamede, no Marvão (a 800 metros de altitude); encontrar castelos e fortalezas, como em Portel, Avis ou Evoramonte, e até mesmo descobrir o mar, em Sines.

Açores

Numa viagem de férias aos Açores, alugue uma bicicleta e saboreie a tranquilidade das ilhas ao seu próprio ritmo. Descubra as diferença entre os moinhos “flamengos” dos Açores e os do Continente, e brinque com o sol e as nuvens para tirar grandes fotografias da ilha do Pico vista do Faial, ou vice-versa.