Ficar Mais Alto com o Ciclismo

Todos os que procuram crescer ou tornar-se mais altos já saberão que a prática de exercício físico regular e intenso é essencial para este objetivo. Outros fatores entram em linha de conta, como uma alimentação equilibrada – nomeadamente com uma dose adequada de proteínas, ao longo da infância e da adolescência – e até fatores de ordem genética. Em todo o caso, pequenos ou grandes, todos sairão a ganhar ao praticar ciclismo para crescer. Vejamos algumas orientações essenciais para ganhar altura andando de bicicleta:

  • Certifique-se de que as suas pernas se encontram totalmente esticadas no fim do ciclo da pedalada, isto é, quando o pedal está no ponto mais baixo. Se isto não acontecer, suba a posição do selim.
  • Atenção: tendo em conta o ponto anterior, nunca ande de bicicleta em bicos de pés. A sola do pé deve estar bem apoiada sobre o pedal, da forma mais confortável possível. Não suba o selim demasiado. Pedalar de forma errada pode provocar lesões nos músculos e nas articulações.
  • Depois das pernas, os braçosalad-791643_960_720s. Mantenha uma posição ereta, direita e firme, sobre o guiador. Se ele estiver demasiado baixo e a sua posição for semelhante à dos corredores de ciclismo de pista ou dos “sprinters” de estrada, suba o guiador de modo a endireitar-se o mais possível.
  • Se tiver dificuldades com esta posição, reverta um pouco para a posição inicial. Dependendo da sua condição física e resistência, o corpo poderá enfrentar um esforço demasiado, sem estar devidamente preparado. Habitue-se gradualmente a um nível de dificuldade mais difícil.

Lembre-se de que só a prática regular do ciclismo lhe trará resultados, quer em termos gerais de saúde e forma física, quer a longo prazo, em termos de altura.

Diz-se que os holandeses são mais altos que outros povos, entre outros fatores, pela prática diária do ciclismo, de uma forma mais consistente e ritmada e menos em ritmo de competição. Não estando totalmente comprovada esta correlação, o certo é que o povo holandês é dos mais altos do mundo e dos que mais usam a bicicleta.