Evitar Acidentes de Bicicleta em Portugal

A circulação na estrada é uma das principais causas de morte em Portugal e, num choque entre um automóvel e uma bicicleta, o ciclista sai sempre a perder, mesmo que não seja o responsável. A melhoria das condições das vias e a sensibilização da população têm trazido grandes progressos, mas é sempre necessário recordar medidas de segurança para evitar acidentes de bicicleta em Portugal.

Com automóveis

Os automobilistas portugueses ainda estão pouco sensibilizados, quer para a importância da bicicleta enquanto meio de transporte, quer para a presença de bicicletas nas estradas. O Código da Estrada tem vindo a dar passos no sentido de aumentar os direitos (e também os deveres) dos ciclistas. Por exemplo, as bicicletas passaram a estar equiparadas aos veículos com motor em relação à regra geral de passagem. Por outro lado, muitos condownload (73)dutores de automóveis não sabem que duas bicicletas podem agora seguir a lado e que devem, nesse caso, ser encaradas como se fossem um automóvel.

  • Ao circular numa rua ou avenida com muitos carros estacionados, lembre-se de que a qualquer momento um condutor ou passageiro pode abrir uma porta. Abrande e guarde a devida distância de segurança em relação aos carros, tal como faria se estivesse ao volante de um automóvel.
  • Use sempre vestuário bem visível. De dia ou de noite, um colete retrorrefletor maximiza as possibilidades de o ciclista ser visto.
  • Tenha atenção ao estado de conservação da via.

Outras medidas de segurança

  • Use ecopistas, ecovias e outras vias reservadas a bicicletas.
  • Lembre-se de que o peão está para o ciclista como o ciclista para o automóvel. Redobre as suas precauções em vias que permitam a circulação de peões e bicicletas. Em bicicletas de mudanças, reduza para uma velocidade mínima (de montanha), sempre que circular num passeio ou na presença de peões. Tenha especial cuidado com crianças e animais, cujo grau de imprevisibilidade é maior.
  • Use sempre o capacete.
  • Verifique regularmente o estado dos seus pneus, travões, sistema de iluminação e grau de conservação do quadro.