Escolher o Melhor Programa de Ciclismo

A escolha do programa de ciclismo ideal é uma questão com que se deparam todos os principiantes no ciclismo, em especial os que padecem de algum tipo de doença. Excesso de peso, asma ou outro tipo de complicações respiratórias, ou ainda um histórico de problemas cardíacos, devem levar o ciclista a consultar o médico antes de se empenhar seriamente sobre o selim. Idealmente, o seu instrutor ou monitor deve ter também uma palavra a dizer.

Bicicleta no ginásio ou em casa

Existem vários motivos que recomendam que um programa de treino seja desenvolvido numa bicicleta “indoor”. Motivos de segurança, o acompanhamento por um profissional (Cycle_Class_at_a_Gymno caso do ginásio), mas também a proximidade: no caso da bicicleta em casa, o equipamento está sempre à disposição, evitando a perda de tempo na deslocação até ao ginásio e permitindo contornar-se o frio e a chuva. Mesmo os ciclistas profissionais não deixam de ter o seu próprio equipamento caseiro para manter a forma quando não é possível ir para a estrada ou para o ginásio. Para quem tem algum tipo de limitação e pretende apenas “desentorpecer as pernas” e praticar até estar totalmente pronto para voltar à rua, a bicicleta elíptica é igualmente uma boa companheira.

Veja agora quatro exemplos de programas de treino em bicicleta elíptica. Todas estas opções compreendem 10 a 15 minutos de aquecimento e 5 minutos finais de descompressão e relaxamento, indispensáveis para prevenir lesões:

  • 3 minutos de intensidade média-alta, 2 minutos de abrandamento, repetindo-se este processo 8 vezes.
  • 4 minutos de intensidade alta, seguidos de 2 minutos de abrandamento; o processo repete-se por mais 4 vezes.
  • 3 minutos de intensidade média-alta, 2 minutos de intensidade baixa e depois 4 vezes de alternância entre 6 minutos em alta intensidade e 4 minutos de abrandamento.
  • 40 segundos de intensidade muito alta e 20 segundos de intensidade baixa, repetindo-se 4 vezes e “descansando” com 3 minutos de abrandamento; repete-se o processo de esforço por mais 5 vezes e termina-se com o relaxamento.