Dicas Importantes Para Praticar Ciclismo

Dedicaremos este artigo a algumas dicas para o ciclismo, tanto para principiantes como para os mais experientes.

Mantenha-se fresco e flexível

Os ciclistas, tal como atletas da maratona e do meio-fundo, costumam transmitir a ideia de que, na parte final de um longo esforço, é necessário sofrer e ir buscar forças e “pulmão” onde parece que já nada resta. Eles têm razão – mas para lá chegarem é necessário evitar esses efeitos pelo maior período de tempo possível. Beba água, evite a rigidez nas mãos e nos braços, aprenda a controlar a sua respiração. Pratique pilates, de forma a que os músculos adquiram maior resistência. Dessa forma, ainda estará fresco quando os seus companheiros começarem a lutar contra a falta de “pulmão”.

Tente novos percursos

Percorrer o mesmo roteiro é bom para poder avaliar o seu desempenho tendo em conta a experiência anterior. Contudo, o seu cérebro beneficiará com a descoberta de percursos diferentes, que representarão novos desafios e aprendizagens.

Faça intervalos, mas nunca pare

Aperte o ritmo durante dois minutos e depois abrande durante dois minutos. Acelere JulieDibensXterraWorlds-2novamente durante um minuto e relaxe durante o minuto seguinte. Mais 30 segundos de esforço e depois 30 segundos em ritmo lento. Termine com um “sprint” de 15 segundos e um ritmo de passeio durante 5 minutos. Treinos como este permitem-lhe, gradualmente, melhorar os seus níveis físicos e assegurar que o treino continua, de forma sólida e consistente.

Suba uma montanha

Proponha um desafio a si mesmo e suba uma ladeira íngreme em poucos minutos ou uma montanha considerável pela primeira vez. Depois de alcançar esse objetivo, estará mais perto de compreender o sentimento de poder que o ciclismo transmite. Se não tiver nenhuma montanha perto de casa, treine… para lá chegar de bicicleta.

Adapte a sua vida ao ciclismo

Falámos há pouco de praticar pilates como complemento ao ciclismo. Há outras formas de adaptar o seu estilo de vida à bicicleta: uma alimentação equilibrada, um ritmo de vida mais regrado, a adoção da bicicleta como meio de transporte para o trabalho ou encontrar forma de praticar um pouco todos os dias.