Como o Ciclismo se Complementa ao Pilates

A relação entre ciclismo e pilates ainda é um pouco desconhecida, mas são duas disciplinas que se complementam de uma forma harmoniosa. Para os ciclistas, será interessante constatar que a prática de pilates servirá para melhorar o seu desempenho sobre a bicicleta. O pilates é um método de controlo e desenvolvimento muscular, criado pelo alemão Joseph Pilates, que se popularizou enquanto prática e disciplina nos Estados Unidos, na primeira metade do século XX.

Benefícios do pilates

Em termos gerais, os exercícios aparentemente simples deste método visam uma maior flexibilidade dos músculos e a melhoria da postura da coluna vertebral. Com a prática regular, são visíveis melhorias em termos de coordenação, consciência do próprio corpo e, gradualmente, também em termos de condição física e mental. A musculatura do tronco e do peito, quando raramente trabalhada no dia a dia, beneficia também de forma considerável.

Impacto no ciclismo

Stott Pilates Instructor Training at Toronto Corporate Training CenterOs ganhos em termos de flexibilidade e de postura começam a revelar-se evidentes quanto mais experiente o ciclista for. Ao fim de muitos quilómetros de esforço, o corpo torna-se rígido, provocando cãibras aos ciclistas menos preparados e naquele dia em que se atreverem a fazer um percurso duas vezes mais longo que o habitual. Músculos mais flexíveis permitirão ao ciclista chegar mais longe e mais depressa, com o mesmo esforço ou reduzindo-o. Quanto à postura, a coluna vertebral é um dos pontos em que o ciclista mais sofre, em especial a base da coluna. Uma postura ereta é fundamental, até para melhorar o controlo da própria bicicleta.

Em termos mais específicos, o pilates vai contrariar os efeitos de desgaste que o ciclismo possa provocar. Por exemplo, enquanto o ciclista força os músculos isquiotibiais a trabalhar antes dos glúteos, o pilates vai promover o oposto, repondo o equilíbrio. O mesmo acontece se as escápulas se encontrarem demasiado protraídas. O pilates ajuda também o ciclista a melhorar a sua densidade óssea.